Tecnologia Educacional
Waldimir Pirró e Longo
Sociedade do conhecimento
Siqueira Squirra
Tecnologia, desenvolvimento social e educação tecnológica
Marília Gomes de Carvalho
Segundo os autores, desde a pré-história, o homem tem procurado entender e transformar o ambiente em que vive, através de criação de técnicas, mas essas não eram criadas como forma de estratégia, como atualmente, mas apenas para suprir suas necessidades.
No final do século XVIII e inicio do século XIX, houve um grande avanço tecnológico mundial, com a Revolução Francesa, onde a mão de obra foi substituída pelas máquinas, pois até então, tecnologia e ciência seguiam caminhos distintos, e somente a partir daí, houve a fusão da técnica e ciência, criando a tecnologia, de acordo com os autores.
Os autores afirmam que alguns pesquisadores consideram que estamos vivendo a 3ª revolução tecnológica, de 50 anos até os dias atuais,pois a tecnologia se expandiu demasiadamente.Isso trouxe consequências muito positivas para a humanidade, mas também trouxe consequências negativas, porque com essa expansão, o homem passou a ter mais horas de lazer, com a diminuição de trabalho, porém tornou-se mais consumista no âmbito alimentício, consequentemente adoecendo mais, tornando-se mais dependente do Estado.
Do ponto de vista dos autores, o avanço tecnológico é tão rápido, que a humanidade não consegue acompanhar. Imaginou-se que esse avanço iria diminuir a desigualdade social, mas infelizmente isso não aconteceu, pois nem todos tem condições para ter acesso a essas novas tecnologias, ou seja, criou-se novas formas de exclusão.
De acordo com os autores, sociedade e tecnologia são fenômenos indissociáveis, pois uma intervém a outra, sem poder desvincularem.
Eva Alves de Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário