De acordo com o três textos:
- Tecnologia, Desenvolvimento social e Educação tecnológica - Marilia Gomes de Carvalho
- Sociedade do conhecimento - S. Squirra
- Tecnologia educacional - Waldimir Pirró e Longo
Segundo Waldimir Pirró, a partir da segunda metade do século XIX, as transformações foram axtraordinariamente aceleradas como resultado da organização e sistematização do trabalho voltado para a geração e uso de conhecimentos ciêntificos com o intuito de produzir tecnologias que resultassem em novos ou melhores produtos e serviços que satisfazessem os seus desejos e suas necessidades centrais.
Segundo Maria Gomes de Carvalho, a utilização de tecnológias cada vez mais avançadas supostamente melhoram a qualidade de vida de todos. Assim atráves das inovações tecnológicas, a vida do homem sobre a face da terra torna-se cada vez mais fácil, mais confortável e mais agradável.
No ponto de vista de Maria Gomes, uma nova divisão social se configura: a sociedade passa a ser dividida entre quem detém a informação ou não. O conhecimento tecnológico permite dominar sociedades dependentes que se encontram submetidas as malhas de poder dos detentores deste conhecimento. O poder não apenas de quem possui a informação, pois esta poderá ser adquirida através de medidas educativas adequadas.
De acordo com S. Squirra, o conhecimento vem sendo assumido como um fator de produção e dominio, representando o denominador determinante dos desenvolvimentos econômicos e sociais. Isto pois, desde a formação dos agrupamentos sociais, o conhecimento significava o dominio dos processos de plantar, construir e/ou manufaturar. No mundo moderno, as necessidades de dominio dos processos de manipular, estocar e transmitir giganstecas ( e cada vez mais crescentes ), quantidades de informação, por meios cada vez menos dispendiosos. Cresceu a níveis sofisticadissímos, definindo quem sobrevive - ou não - em praticamente todos os setores dos negócios " em redes e em tempo real ".
No ponto de vista de Pirró, pode-se afirmar que o desenvolvimento ciêntifico e tecnológico tem sido bem sucedido no aumento da expectativa de vida e na diminuição das horaas de trabalho, e consequente aumento do tempo disponibilizado para o lazer. Alguns outros fatores merecem explicitação e reflexão pois fazem parte de problemas sociais enfrentados, hoje, por grande número de nações, a saber: vivendo mais e trabalhando menos, os cidadãos estão passando, crescentemente mais tempo de suas vidas consumindo sem produzir; vivendo mais, as pessoas estão pressionando muito mais os serviços de saúde, exigindo cuidados mais frequentes.
Segundo Pirró, ao longo do tempo, na medida em que as tecnológias foram crescendo em conteúdo ciêntifico, tornou-se proporcionalmente, cada vez menor o número de pessoas capazes de posicionarem-se nas fronteiras do conhecimento nas várias áreas do saber e, portanto, entendê-las, enquanto cresceu a ignorância tecnológica da maioria dos apetrechos com que se defronta no dia-a-dia ( relógio digital, telefone celular, etc ...)
É preciso ter presente que o mundo que vivemos hoje, todos o cidadãos necessitam de conhecimentos básicos de ciência, das tecnológias mais usadas, de matemática e informática, continuamente atualizados. Essa é uma exigência não só do mercado de trabalho, mas antes de tudo, para que o cidadão não seja um alienado, um ingnorante diante dos bens e serviços ultilizados no dia-a-dia, Ou seja, o sistema educacional moderno deve, em todos os níveis e para todas as profissões, incluir competente e adequada educação em ciência e tecnologia. Trata-se de uma questão não só relacionada com a empregabilidade do individuo, mas uma questão de cidadania.
Postado por: Luciene Pereira da silva
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