Professora: Miriam Ramos Rosa
Acadêmica: Eva Macedo
Educação na sociedade do conhecimento
Paulo Sertek-Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento
email:psertek@xmail.com.br
A Sociedade da Informação e seus desafios
Jose Werthein- PhD em educação com master em comunicação, Universidade de Stanford e Representante da Unesco no Brasil e coordenador do programa Unesco Mercosul
email: Werthein@unesco.org.br
Segundo os autores, o avanço tecnológico surgiu desde a época da Revolução Industrial, mas da década de 80 para os dias atuais,pois está ligada a expansão e reestruturação do capitalismo, houve uma "explosão" desses recursos tecnológicos, principalmente na área das comunicações. A internet , por exemplo, nos faz ter informações muito rapidamente.
Do ponto de vista dos autores, os efeitos das novas tecnologias, tem alta penetrabilidade, logo a informação é parte integrante de toda a atividade humana, individual ou coletiva, e portanto todas essas atividades tendem a serem afetadas diretamente pelas novas tecnologias, porém, a tecnologia favorece processos reversíveis e tem alta capacidade de reconfiguração.
Os recursos tecnológicos não conseguiram acabar com a desigualdade social, ao contrário, criou-se formas de exclusão, pois nem tods tem condições para adquirir tais recursos, fazendo com que os valores éticos e morais ficquem em segundo plano, e o ser humano passa a valer pelo o que tem e não pelo o que é: responsavel, boa índole... diz os autores.
Os autores dizem que os desafios da sociedade da informação são inúmeros e incluem desde os de caráter técnico e econômico, cultural, social e legal, até os de natureza psicológica e filosófica, mas o grande desafio atualmente, das novas tecnolofias no âmbito educacional, é a capacidade de assimilação da informação e o contato com o mundo real, pois as pessoas ficam tão alienadas com alguns veículos de comunicação como internet, televisão, que se esquecem do mundo à sua volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário