domingo, 23 de setembro de 2012

Resenha

Disciplina: Tecnologia e Educação
Professora: Miriam
Dicente: Luciene P. da Silva


             Textos de Paulo Sertek e Jorge Werthein

Educação na Sociedade do conhecimento
A sociedade da informação e seus desafios

Credencias dos autores
Paulo Sertek, Mestre em tecnologia e desenvolvimento
Jorge Wethein, PhD em educação com master em educação, Universidade de Stanford. Representante da Unesco no Brasil e coordenador do Programa Unesco - Mercosul


   Os dois textos abordam o grande desenvolvimento da sociedade na área da comunicação.

  Segundo Sertek, estamos presenciando transformações muito grandes neste século. A internet nos faz ter informações e serviços com uma grande agilidade. Dispomos de informação em grande quantidade e vai se tornando cada vez mais necessário saber selecionar a informação de qualidade. Não podemos confundir capacidade de acessar mais informções por unidade de tempo com qualidade de conhecimento.
   De acordo com Sertek, conhecimento reliaza-se através de uma atividade interiorizada, é um saber assimilado.
      Segundo Weithein os efeitos da tecnologia tem alta penetrabilidade porque a informação é parte integrante de toda atividade humana. A tecnologia se desenvolve para permitir o homem a atuar sobre a informação, ao contrario do passado era ultilizar a informação para agir sobre as tecnologias. Os avanço tecnológico no novo paradgma foi em grande parte o resultado da ação do Estado e é o Estado que está a frente de iniciativas que visam ao desenvolvimento da " sociedade da informação" nas nações industrializadas e em muitas daquelas aque ainda estão longe de ter esgotado as potencialidades do paradgma industrial.
    No ponto de vista de Sertek, o professor está sendo cada vez mais solicitado a exercer a sua missão de mestre, é chamado a resgatar sua condição de educador. A educação dirige-se a três aspectos que andam juntos, mas aqui os apreciamos de forma separada: aprimorar conhecimentos, desencolver aptidões e promover valores.
  o texto de Sertek, fala sobre " pedagogia visivel - educação invisivel". A " pedagogia visivel e a organização estão apoiadas no contexto cultural e e social da comunidade na qual vive, enquanto a educação invisivel tem uma referência mais imediata na personalidade do estudante e do professor".
     A  relação da educação com o mundo globalizado é que as informações chegam de forma muito rápido para o indivíduo. A informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir, de uma educação que no momento atual inclua no mínimo uma alfabetização tecnológica. Tal alfabetização deve ser vista não como curso de informática, mas sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim o  computador deve esta inserido em atividades essenciais tais como aprender a ler, escrever,compreender textos,etc.


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".  (Jean Piaget)  
            Para isso é necessário educar esta nova sociedade para que seja capaz refletir, discutir e entender todas as implicações da introdução dessa inovação no processo nesta dita sociedade moderna que se vislumbra.


Postado por: Luciene





      

Nenhum comentário: