Sociedade do conhecimento
Squirra
Tecnologia, desenvolvimento social e educação tecnológica
Carvalho
Alguns impactos sociais do desenvolvimento cientifico tecnológico
Pirró
Squirra
Tecnologia, desenvolvimento social e educação tecnológica
Carvalho
Alguns impactos sociais do desenvolvimento cientifico tecnológico
Pirró
Os textos estudados tratam da tecnologia e dos avanços no desenvolvimento tecnológico, segundo os atores a tecnologia vem sendo explorada desde a pré-história e que as transformações causadas pelos homens trouxeram muitas coisas boas, mais trouxeram coisas ruins também, como as maquinas substituindo o trabalho braçal causando o desemprego e falta de especialização.
Segundo Squirra nós vivemos em uma sociedade do conhecimento, e essa sociedade do conhecimento ou termo conhecimento vêm chamando a atenção dos especialistas de diferentes áreas, pela sua abrangência e profundidade, interessa aos filósofos, economista e todos os cientistas sociais.
Squirra afirma também que para os especialistas entender o termo conhecimento é necessário à divisão de três categorias: o conhecimento declarativo, que é aquele que nos diz por que as coisas funcionam da maneira que funcionam. O conhecimento procedimental que traz implícitas as indicações de como realizar determinada tarefa. E o conhecimento estratégico, que deve-se entender o conhecimento por contexto no qual determinados procedimentos devem ser implementados.
Pirró já fala mais do inicio da tecnologia e das transformações produzidas pelos homens. Pirró afirma que essas transformações produzidas pelos homens foram extraordinariamente para a organização e transformação do trabalho voltada para a geração e uso do conhecimento cientifico, para produzirem tecnologias que resultam em novos ou melhores produtos e serviços que satisfizessem os seus desejos centrais e suas necessidades imediatas. Torne-se importante e mais valiosa, para a geração de inovações tecnológicas.
Segundo Carvalho a tecnologia foi se desenvolvendo pouco a pouco, e ficando cada vez mais avançada e com esses avanços existe uma necessidade cada vez maior em especialização no trabalho, e com o conhecimento sobre metalúrgica provocou alterações na base técnica dos grupos associados, causando ai o desemprego para membros do grupo.
O ponto de vista de Pirró a ciência e a tecnologia percorreram caminhos distintos, ao logo da historia da humanidade. E que a ciência passou a suprir a tecnologia não só de descobertas e explicação de fenômenos da natureza, mais em muitos outros aspectos. Pirró afirma que estamos na terceira evolução industrial tecnológica.
De acordo com Squirra é praticamente impossível que toda a sociedade tenha o acesso aos múltiplos e específicos recursos da sociedade do conhecimento, até mesmo por falta de condições financeiras. O autor deixa claro que na sociedade que vivemos com as evoluções tecnológicas temos que se adaptar a ela, precisamos aprender ter uma formação tecnológica, a sociedade tem que acompanhar as novas evoluções tecnológicas.
No mudo da evolução tecnológica que vivemos hoje todos nós precisamos de uma formação no mínimo básicas da tecnologia, para vivermos melhor e até mesmo conseguir uma melhor posição no mercado de trabalho. Infelizmente o acesso a tecnologia não vai para toda sociedade, sempre vai existir alguém que não tem acesso esse benefício por falta de condições financeira, pois vivemos em uma sociedade desigual onde o poder estabelece nas mão de poucos.
Postado por; Luzia Silva Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário