Faculdade Alvorada
Disciplina: Tecnologia da Educação
Docente: Profª Drª Míriam Virgínia Ramos Rosa
Discente: Elka Cristina dos Santos Ribeiro
Resenha
Educação na sociedade do conhecimento
Paulo Sertek – é mestre em Tecnologia e Desenvolvimento, professor e escritor.
e-mail:psertekmail.com.br
A sociedade da informação e seus desafios
Jorge Werthein
PhD em educação com master em comunicação, Universidade de
Stanford. Representante da Unesco no Brasil e coordenador do
Programa Unesco - Mercosul.
e-mail: werthein@unesco.org.br
Os temas abordados pelos autores são de suma importância para o contexto atual do mundo, onde as mudanças provocadas pelas tecnologias são pontos de muitas discussões para aqueles que realizam suas pesquisas nessa área e para a sociedade de um modo geral. Os textos apresentados têm a mesma perspectiva. Um enfatiza educação na sociedade do conhecimento e o outro a sociedade da informação, ambos tratam das tecnologias e seus efeitos no mundo globalizado.
A sociedade do conhecimento surgiu no final do século XX. A Revolução Industrial já foi considerada como um avanço tecnológico. Mas as novas tecnologias chegaram com mais rapidez atingindo todas as culturas de acordo com o ritmo e situação econômica de cada uma. Para Werthein, a Sociedade do Conhecimento é vista numa dimensão mundial.
É importante ressaltar que apesar dos avanços tecnológicos se expandirem rapidamente em todos os segmentos da sociedade, muitas pessoas estão excluídas desse novo paradigma. Com isso, há nos países em desenvolvimentos a desigualdade social entre os seres humanos, e a sociedade da informação se destaca entre países ricos e pobres. Esta permite a reestruturação do capitalismo e a difusão das novas tecnologias.
Werthein, em seu texto diz que, a sociedade da informação é o principal traço de debate público sobre o desenvolvimento em todos os níveis neste século XXI. E Sertek, neste mesmo sentido afirma que estamos presenciando transformações muito grandes neste século e que a nossa sociedade está marcada atualmente por um grande desenvolvimento na área das comunicações.
Os dois autores discutem a questão da identidade, onde o ser humano vive uma crise de valores. Werthein apontam em seu texto os desafios frente ao novo paradigma que é da tecnologia. Cita Castells (2000), que apresenta as características fundamentais nesse processo de avanços tecnológicos a seguir:
- A informação como matéria-prima: as tecnologias como fonte de desenvolvimento que permite o homem atuar sobre as informações, ou seja, é o ser humano que deve utilizar das informações para agir sobre as tecnologias.
- os efeitos das novas tecnologias- têm alta penetrabilidade, porque a informação é parte integrante de toda a atividade humana, seja individual ou coletiva.
- Predomínio da lógica de redes- uma característica de todo tipo de relação complexa.
- Flexibilidade- a tecnologia favorece processos reversíveis, permite modificações por organizações de componentes e tem alta capacidade de configuração.
- Crescente convergência de tecnologias- ouso em tempo real, permite que o utilizador tenha acesso às informações de qualquer lugar e a através de qualquer meio de comunicação. Nesta característica destaca-se a microeletrônica, telecomunicações, optoeletrônica (que é o estudo e aplicação de aparelhos eletrônicos), computadores e a biologia como área de crescimento. O foco principal é o desenvolvimento tecnológico nestas áreas que estão interligados
A reflexão de Sertek sobre a educação na sociedade do conhecimento é diferente de Werthein que discute a sociedade da informação. Para Sertek, o conhecimento vai além da informação, é um conhecimento que requer a capacidade de interiorização, refletir, abstrair critérios e elaborar conceitos.
Diante de tudo o que a internet expõe, é necessário que haja uma filtração das inúmeras informações e, que estas implicam também em conhecer a realidade da cada informação, de sua veracidade como tal.
A educação também passa por mudanças nesse tempo em que tudo se transforma rapidamente, com as novidades de aparatos tecnológicos com os quais nos deparamos a cada dia, mudando a rotina e os hábitos das pessoas. Essas mudanças refletem o uso da tecnologia na aprendizagem do aluno. Sertek destaca a importância do papel do professor na mediação do aluno e o resgate da sua missão de educador.
O professor é desafiado devido ao acesso fácil de informações que o aluno adquire no tempo real. E aqui, entra o professor com a sua contribuição de ajudar o aluno a pensar de modo coerente no mundo das informações e do conhecimento para que este conhecimento não seja algo de superficial e fragmentado.
Segundo Werthein, a sociedade da informação será diferente da sociedade industrial: fala-se da sociedade de criação do conhecimento. Diz Masuda ( 1985 ) que o globalismo, a harmonia entre o homem e a natureza, a autodisciplina e a contribuição social serão os princípios orientadores dessa sociedade.
O autor fala sobre a Realidade Virtual ( RV ), ou seja, da transformação na sala de aula por meio da tecnologia, que hoje é chamada de revolução na educação. Muitas escolas já utilizam dos meios mais inovadores para mediar o conhecimento. Alunos em diferentes partes do mundo podem trocar experiências de conhecimentos.
É de comum acordo entre os autores que a o novo paradigma da tecnologia tem contribuído muito no campo educacional como: a educação à distância, bibliotecas digitais, videoconferência, correio eletrônico, grupos de bate-papo (redes sociais), na vida social, econômica e política como: as compras on-line, banco on-line, voto eletrônico, trabalho a distancia e ainda apodemos acrescentar uma série de documentos que hoje são emitidos sem precisar sair de casa.
Diante de todo benefício proporcionado pela tecnologia, o autor lembra que é preciso saber as implicações sociais das tecnologias e que não se pode ignorar as questões éticas relacionadas. Os dois autores abordam os desafios éticos gerados pelas tecnologias, que muitas vezes deixa o ser humano sem referência, uma individualidade comprometida, sem privacidade e capacidade de controlar sua própria vida.
Tendo em vista os avanços e ganhos trazidos pela tecnologia, podemos afirmar que na era do conhecimento e da informação, há muitas pessoas que não estão conectadas e são consideradas excluídas do sistema. Ao mesmo tempo em que a tecnologia faz fluir as informações globais no mundo inteiro por meio das redes, por outro lado, há aqueles que vivem à margem da sociedade, completamente indiferentes aos acontecimentos do mundo globalizado, do mundo das mídias onde as notícias ocorrem em tempo real independente da distância e do espaço físico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário