Disciplina:
Tecnologia e Educação
Docente: Miriam Rosa
4° Semestre / Pedagogia/ Noturno
Discente: Luzia Silva Mota
Resenha
Referência
Educação na
sociedade do conhecimento
Paulo Sertek
A sociedade da
informação e seus desafios
Jorge Werthein
Jorge Werthein PhD em educação com master em comunicação.
Representante da UNESCO no Brasil e coordenador do Programa UNESCO – MERCOSUL. Graduado
em Sociologia, pela Universidade de Berkley (EUA),
Obteve os graus de mestre em Educação e em Comunicação e de doutor em Educação
pela Universidade Stanford (EUA).
Paulo Sertek Mestre em Comunicação e Desenvolvimento pelo
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica
do Paraná.
Os
dois autores abordam o grande desenvolvimento da sociedade no mundo da
comunicação. Cada um possui um pensamento diferenciado em relação alguns
aspectos.
Sertek
trata mais da formação de professores. Segundo o
autor estamos presenciando uma transformação muito grande nesse século. Essas
transformações é o grande avanço tecnológico, segundo ele a internet nos trás
informação muito rápidas e nós precisamos ter a capacidade de buscar essas
informações de qualidade, porque a internet trás de tudo, o que nós precisamos
e o que nós não precisamos, vivemos em um mundo de tecnologia sem limites.
Weithein
trata dos aspectos positivos da tecnologia e da sociedade da informação. Ele
afirma as transformações em direção à sociedade da informação, em estágio
avançado nos países industrializados, constituem uma tendência dominante mesmo
para as economias menos industrializadas e define um paradigma, o da tecnologia
da informação, que expressa a essência da presente transformação tecnológicas
em suas relações com a economia e a sociedade. O autor relata ainda que na
sociedade globalizada em que avança o novo paradigma, a emergência de novas
forças de exclusão se dá tanto em nível local quanto global e requer esforços em
ambos os níveis no sentido de superá-la.
Os
dois autores tem uma visão diferenciada Sertek trata da formação de
professores, conhecimento assimilado, fato da importância de aprimorar
conhecimento, desenvolver aptidões e promover valores. Da uma ênfase ao papel
do professor na tecnologia e do conhecimento, ver algumas negatividades da
tecnologia.
Já
Werthein fala dos aspectos positivos da tecnologia, da sociedade da informação
e seus valores, segundo ele a sociedade da informação é o substituto da
sociedade pós-virtual, uma sociedade globalizada.
Segundo
Werthein os novos paradigmas vieram como positivos, para levar mais acesso as
informação, esses novos paradigmas permite implementar as lógica de rede, a
tecnologia. Permite modelar resultado imprevisível da criatividade que emenda
interação completa, desafios quase intransponível no padrão tecnológico
anterior.
Os
dois autores falam da controvérsia da ética. Segundo eles precisamos a aprender
a usar a tecnologia com mais responsabilidade.
No
ponto de vista de Sertek o professor está sendo cada vez mais solicitado a
exercer a sua missão de mestre, é chamada a resgatar sua condição de educador. A
educação dirige-se a três aspectos que andam juntos, mas aqui os apreciamos de
forma separada: aprimorar conhecimento,
desenvolver aptidões e promover valores. Segundo Sertek a pedagogia visível
costuma dar maior importância ao conhecimento e à aquisição de destrezas,
práticas ou mentais, enquanto a educação
invisível está perto das atitudes, da iniciativa, das aspirações pessoais, dos
valores.
Postado
por: Luzia Silva Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário