segunda-feira, 24 de setembro de 2012

LUZIA SILVA RESENHA


Disciplina: Tecnologia e Educação
Docente: Miriam Rosa      
4° Semestre / Pedagogia/ Noturno
Discente: Luzia Silva Mota

Resenha


Referência
Educação na sociedade do conhecimento
                                                          Paulo Sertek
A sociedade da informação e seus desafios
                                                         Jorge Werthein

       Jorge Werthein PhD em educação com master em comunicação. Representante da UNESCO no Brasil e coordenador do Programa UNESCO – MERCOSUL. Graduado em Sociologia, pela Universidade de Berkley (EUA), Obteve os graus de mestre em Educação e em Comunicação e de doutor em Educação pela Universidade Stanford (EUA).
      Paulo Sertek Mestre em Comunicação e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.

        Os dois autores abordam o grande desenvolvimento da sociedade no mundo da comunicação. Cada um possui um pensamento diferenciado em relação alguns aspectos.
        Sertek trata mais da formação de professores. Segundo o autor estamos presenciando uma transformação muito grande nesse século. Essas transformações é o grande avanço tecnológico, segundo ele a internet nos trás informação muito rápidas e nós precisamos ter a capacidade de buscar essas informações de qualidade, porque a internet trás de tudo, o que nós precisamos e o que nós não precisamos, vivemos em um mundo de tecnologia sem limites.
        Weithein trata dos aspectos positivos da tecnologia e da sociedade da informação. Ele afirma as transformações em direção à sociedade da informação, em estágio avançado nos países industrializados, constituem uma tendência dominante mesmo para as economias menos industrializadas e define um paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a essência da presente transformação tecnológicas em suas relações com a economia e a sociedade. O autor relata ainda que na sociedade globalizada em que avança o novo paradigma, a emergência de novas forças de exclusão se dá tanto em nível local quanto global e requer esforços em ambos os níveis no sentido de superá-la.
       Os dois autores tem uma visão diferenciada Sertek trata da formação de professores, conhecimento assimilado, fato da importância de aprimorar conhecimento, desenvolver aptidões e promover valores. Da uma ênfase ao papel do professor na tecnologia e do conhecimento, ver algumas negatividades da tecnologia.
       Já Werthein fala dos aspectos positivos da tecnologia, da sociedade da informação e seus valores, segundo ele a sociedade da informação é o substituto da sociedade pós-virtual, uma sociedade globalizada.
       Segundo Werthein os novos paradigmas vieram como positivos, para levar mais acesso as informação, esses novos paradigmas permite implementar as lógica de rede, a tecnologia. Permite modelar resultado imprevisível da criatividade que emenda interação completa, desafios quase intransponível no padrão tecnológico anterior.
      Os dois autores falam da controvérsia da ética. Segundo eles precisamos a aprender a usar a tecnologia com mais responsabilidade. 
       No ponto de vista de Sertek o professor está sendo cada vez mais solicitado a exercer a sua missão de mestre, é chamada a resgatar sua condição de educador. A educação dirige-se a três aspectos que andam juntos, mas aqui os apreciamos de forma separada: aprimorar conhecimento, desenvolver aptidões e promover valores. Segundo Sertek a pedagogia visível costuma dar maior importância ao conhecimento e à aquisição de destrezas, práticas ou mentais, enquanto a educação invisível está perto das atitudes, da iniciativa, das aspirações pessoais, dos valores.

 Postado por: Luzia Silva Mota

Nenhum comentário: