sábado, 15 de setembro de 2012

Disciplina: Educação e Gestão Professora: Rosalina

     A ideia de gestão educacional desenvolve-se associada a outras ideias globalizantes autônomas e dinâmicas em educação. Para tanto é preciso destacar a sua dimensão de globalização. Discuta essa afirmativa, trazendo fundamentação teórica, no mínimo três autores.

      Segundo Heloísa Luck, já é comum a afirmação que vivemos uma época de mudanças, porém a mudança mais significativa que podemos registrar é a do modo como vemos a realidade e de como dela participamos, estabelecendo sua construção.
      Em toda sociedade, observa-se o desenvolvimento da consciência de que o autoritarismo, a centralização, a fragmentação, o conservadorismo e a ótica do dividir para conquistar estão ultrapassados, por conduzirem ao desperdício, diz Heloísa.
    A autora diz, que um novo paradigma emerge sobre a todas as áreas da atuação humana, não existe  nada mais forte do que uma ideía cujo tempo chegou.
    Esse novo paradigma é fundamentado pelo pressuposto do que a realidade é lobal, sendo que tudo está relacionado a tudo, direta ou indiretamente, estabelecendo uma rede de fatos e situações interligadas, segundo Heloísa.
      Heloisa Luck é doutora em educação pela Columbia University, New York.

    Segundo José Carlos Libãnio(2004), as instituições escolares vem sendo pressionadas a repensar seu papel diante das transformações que caracterizam o aceleramento processo de interação e reestruturação capitalista mundial. De fato, o novo paradigma econômico, os avanços cientificos e tecnologicos, a reestruração do sistema de produção e as mudanças no mundo do conhecimento afetam a organização do trabalho e o perfil dos trabalhadores, repercutindo na qualificação profissional, por comsequêncian nos sistemas de ensino da escola.
  Para o autor essas transformações que ocorrem em escola mundial, decorrem na conjugação de um conjunto de acontecimentos e processos que acabam por caracterizar novas realidades sociais, políticas, econômicas, culturais, georaficas. Dentre os aspectos mais visiveis desse fenômeno desatacam-se os seguintes:
  •  Notavéis avanços tecnológicos
  • globalização da sociedade
  • Difusão maciça da informação
  • Mudanças nos processos de produção
  • Alterações nas concepções do estado
  • Mudanças noa paradigmas da ciência e do conhecimento
  • Agravamento da exclusão social
       Libãnio diz que, dentre esse aspectos, serão destacados alguns que tocam mais de perto a escola e o trabalho dos professores:
  • As mudanças na econõmia -  as novas formas de funcionamentos e restruturação do capitalismo no quadro de um conjunto ou transformações que vem sendo chamado de globalização.
  • A revolução informal - para o sociólogo francês Alain Tourraine (1995) estamos vivendo presentemente a passagem da sociedade industrial para a sociedade informal.
  • Adespolitização da sociedade - no ãmbito político, ressalta-se a diminuição da crença na ação piblica na solução dos problemas, aumento do individualismo... Tais caractéristica levam as novas formas de fazer política.
  • A crise ética - no campo da ética, atualmente, convivemos com uma crise de valores, sem referência de valores humanos como dignidade, a solidariedade...
  • A exclusão social - a tecnologia traz novas formas de conhecimento, porém provocam o aumento da distãncia social e econômica  entre incluidos e excluidos.
        A escola necessária para os novos tempos para fazer frente a essas realidades é que provê formação cultural e ciêntifica, que possibilita o contato dos alunos com a cultura provida pela ciência, técnica, pela a linguagem, pela estética e pela ética.

Dalila Andrade Oliveira

      De acordo com Dalila Andrade Oliveira municipalização como estratégia de descentralização e de desconstrução do sistema brasileiro
    A descentralização da ação estatalmente setor das politicas saciais e particularmente, na área da educação, destaca-se como processo constitutivo do funcionamento do Estado enquanto instância mediadora das relações políticas e econômicas, organizadas no novo patamar de desenvolvimento capitalista em que a globalização da economia, portanto, dos mercados e dos processos de produção, aparenta ser, sobretudo nos países subdesenvolvimentos e em desenvolvimento, a construção do moderno fetiche do final do século XX.
    A globalização que vem ser realizado através da instituição econômica geral da economia tem possibilidade a constituição dos blocos econômicos da comunidade Europeia, dos Países Asiáticos, da Nafta e, mais recentemente, da América Latina, como Mercosul, pretendendo se estabelecer como a via necessária ao aperfeiçoamento de um sistema econômico e politico capaz de dispensar a regulamentação do Estado. Estariam sendo superadas as formas do Estado intervencionista-kaynesiano e do bem-estar social, segundo análise das politicas de desenvolvimento econômico na maioria dos países centrais e o neoliberalismo se constituiriam como a única alternativa para todas as sociedades, segundo seus ideólogos.
    A estratégia de abrir as economias à expansão e integração do capital produtivo internacional foi implementada nos países da América Latina, a partir da década de 60, mediante a execução de programas econômicos diversificados de corte monetarismo para a estabilização econômica. Esses programas elaborados conforme diretrizes do Banco Mundial constituíram os fundamentos de sua gestão governamental. A viabilidade dos programas de estabilização baseou-se na militarização das sociedades, na disponibilidade de capital externo e na marginalização da sociedade civil.
    A descentralização da educação para o nível municipal sem a reforma tributária seria um obstáculo ao cumprimento da determinação legal pelos municípios na avaliação do IBAM, do MEC e do próprio Ministro da Educação Eduardo Portella em 1980.



Postado por: Eva Macedo, Luciene, Luzia, Elka Cristina do curso de Pedagogia, Isabela e João Paulo do curso de Matemática.

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