ESTUDO
DE CASO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS
Sônia da Penha
Barbosa Mathis
O presente trabalho tem como principal objetivo,
compreender o uso de softwares educacionais, de maneira que favoreça de uma
forma eficaz, o processo de ensino-aprendizagem.
Valente & Almeida (2011), afirmam que
a história da informática na educação no Brasil surgiu, no início dos anos 70,
logo, fazem uma reflexão crítica que, apesar dos inúmeros apelos da mídia para
o uso positivo da informática no âmbito educacional, ainda é preciso que haja
muitas melhorias.
Alguns projetos surgiram ao longo da
história da informática educacional no Brasil, no intuito de introduzir essa
informática nas escolas:
*Projeto EDUCOM (1980): Inicia o marco da informática educativa no
Brasil.
*PRONINFE (1989): Tinha como objetivo, criar núcleos a fim de
desenvolver formação de professores, utilização de informática na educação,
desenvolvimento de metodologias, processos e sistemas na área educacional.
*PROINFO (1997): Proposto pelo MEC, a fim de melhorar a qualidade no
processo de ensino aprendizagem, para a formação de cidadãos autônomos.
Atualmente, um grande número de escolas
possui laboratórios de informática, mas apenas isso não é o suficiente para a
aprendizagem do aluno. É preciso que haja profissionais capacitados, para
estimularem seus alunos a serem criativos, e não somente meros digitadores.
Faz-se necessário que antes de um software educativo seja aplicado para um
aluno, analise-o em várias dimensões como: o quanto ele estimula o aluno a ser
um sujeito crítico, pensante, como é a interação entre professor e aluno, se as
atividades têm relação com conteúdos curriculares ou com a vida dos alunos...
Segundo Borges (2009), todo software
torna-se educativo, a partir do momento que este adquire um objetivo
pedagógico, independente da natureza para qual fora criado.
O Software Educacional deve ser pensado
sob a ótica de como o sujeito constrói seu conhecimento. Surge então a teoria
behaviorista, onde o sujeito aprende através da memorização dos acertos, e a
teoria construtivista, onde o sujeito aprende com o erro, trabalhando com
situações desafiadoras e os professores devem se capacitar, para serem os mais
justos possíveis no momento da avaliação.
Um PPP que se importa com a aprendizagem
dos seus alunos, tem que considera algumas reflexões no processo de seleção de
um software:
- Como se deu a entrada do
computador na escola;
- Qual a formação dos
professores na área da informática educativa;
- Qual a concepção dos
professores, quanto ao uso de software;
- Qual a metodologia
utilizada pelo professor no processo de ensino aprendizagem.
Alguns autores classificam os softwares
educacionais, quanto à sua função:
*Tutoriais: O aluno é guiado por distintas fases de aprendizagem, o
conteúdo é predefinido e cabe ao aluno selecionar qual conteúdo deseja estudar.
*De exercício e prática: Centram-se em duas fases de aprendizagem: a
aplicação e a retroalimentação- São utilizados para revisão e memorização de
algum assunto já estudado pelo aluno.
*Simuladores: Situações próximas a realidade, oferecendo ainda a
possibilidade de o aluno desenvolver hipóteses, analisar resultados redefinir
conceitos.
*Os jogos educacionais: parecem com os simuladores, porém tem uma
forma lúdica.
Os recursos da informática, atualmente em
qualquer ambiente, tornaram-se um dos mais fortes meios de mudanças e
modernização, porém, se a escola não utiliza desses recursos, não estará
cumprindo o seu papel de responsabilidade social, garantindo o aluno de atuar e
participar da sociedade.
Sônia diz que com a intenção de contribuir
para os estudos da avaliação dos softwares que adentram as escolas,
recomenda-se que a equipe escolar adote momentos de reflexão sobre o papel da
informática educativa, quanto à utilização dos softwares educacionais
disponíveis no mercado.
POSTADO POR EVA MACEDO
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