domingo, 2 de dezembro de 2012

RESUMO TEXTO SOFTWARES EDUCACIONAIS


ESTUDO DE CASO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS

Sônia da Penha Barbosa Mathis

 

 

     O presente trabalho tem como principal objetivo, compreender o uso de softwares educacionais, de maneira que favoreça de uma forma eficaz, o processo de ensino-aprendizagem.

     Valente & Almeida (2011), afirmam que a história da informática na educação no Brasil surgiu, no início dos anos 70, logo, fazem uma reflexão crítica que, apesar dos inúmeros apelos da mídia para o uso positivo da informática no âmbito educacional, ainda é preciso que haja muitas melhorias.

     Alguns projetos surgiram ao longo da história da informática educacional no Brasil, no intuito de introduzir essa informática nas escolas:

*Projeto EDUCOM (1980): Inicia o marco da informática educativa no Brasil.

*PRONINFE (1989): Tinha como objetivo, criar núcleos a fim de desenvolver formação de professores, utilização de informática na educação, desenvolvimento de metodologias, processos e sistemas na área educacional.

*PROINFO (1997): Proposto pelo MEC, a fim de melhorar a qualidade no processo de ensino aprendizagem, para a formação de cidadãos autônomos.

     Atualmente, um grande número de escolas possui laboratórios de informática, mas apenas isso não é o suficiente para a aprendizagem do aluno. É preciso que haja profissionais capacitados, para estimularem seus alunos a serem criativos, e não somente meros digitadores. Faz-se necessário que antes de um software educativo seja aplicado para um aluno, analise-o em várias dimensões como: o quanto ele estimula o aluno a ser um sujeito crítico, pensante, como é a interação entre professor e aluno, se as atividades têm relação com conteúdos curriculares ou com a vida dos alunos...

     Segundo Borges (2009), todo software torna-se educativo, a partir do momento que este adquire um objetivo pedagógico, independente da natureza para qual fora criado.

     O Software Educacional deve ser pensado sob a ótica de como o sujeito constrói seu conhecimento. Surge então a teoria behaviorista, onde o sujeito aprende através da memorização dos acertos, e a teoria construtivista, onde o sujeito aprende com o erro, trabalhando com situações desafiadoras e os professores devem se capacitar, para serem os mais justos possíveis no momento da avaliação.

     Um PPP que se importa com a aprendizagem dos seus alunos, tem que considera algumas reflexões no processo de seleção de um software:

- Como se deu a entrada do computador na escola;

- Qual a formação dos professores na área da informática educativa;

- Qual a concepção dos professores, quanto ao uso de software;

- Qual a metodologia utilizada pelo professor no processo de ensino aprendizagem.

     Alguns autores classificam os softwares educacionais, quanto à sua função:

*Tutoriais: O aluno é guiado por distintas fases de aprendizagem, o conteúdo é predefinido e cabe ao aluno selecionar qual conteúdo deseja estudar.

*De exercício e prática: Centram-se em duas fases de aprendizagem: a aplicação e a retroalimentação- São utilizados para revisão e memorização de algum assunto já estudado pelo aluno.

*Simuladores: Situações próximas a realidade, oferecendo ainda a possibilidade de o aluno desenvolver hipóteses, analisar resultados redefinir conceitos.

*Os jogos educacionais: parecem com os simuladores, porém tem uma forma lúdica.

     Os recursos da informática, atualmente em qualquer ambiente, tornaram-se um dos mais fortes meios de mudanças e modernização, porém, se a escola não utiliza desses recursos, não estará cumprindo o seu papel de responsabilidade social, garantindo o aluno de atuar e participar da sociedade.

     Sônia diz que com a intenção de contribuir para os estudos da avaliação dos softwares que adentram as escolas, recomenda-se que a equipe escolar adote momentos de reflexão sobre o papel da informática educativa, quanto à utilização dos softwares educacionais disponíveis no mercado.
 
POSTADO POR EVA MACEDO

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