MATHIS, SÔNIA DA PENHA BARBOSA.
ESTUDO DE CASO DO USO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS NA ESCOLA MUNICIPAL EÇA DE
QUEIRÓS – LUCAS DO RIO VERDE – MT:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA
EDUCAÇÃO
CUIABÁ – MT; 2011 – MONOGRAFIA.
CONCLUSÃO DO CURSO DE
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INFORMÁTICA NA
EDUCAÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
FACULDADE ALVORADA
DISCENTE LUZIA SILVA
MOTA
PROF.ª DRª MÍRIAM VIRGÍNIA RAMOS ROSA
A monografia estudo de caso do software educacionais na Escola Municipal
EÇA de Queirós – Lucas do Rio Verde MT, da autora Mathis, Sônia da Penha
Barbosa, aborda a importância do software nas escolas e a importância da
adaptação desse programa como um instrumento pedagógico educacional, Sônia
afirma que para essas ferramentas serem usadas como uma ferramenta educacional
é necessário que exista professores preparados e capacitados para usar esse
recurso pedagógico de uma forma positiva, o professor tem que ter em mente que
ela vai além de um ferramenta, esse programa tem muitos recursos que pode ser
oferecidos por este sistema tecnológico de uma forma significativa.
Segundo a autora para gerar um
aprendizado em salas de aula necessita de um objetivo, ter um projeto
pedagógico que envolva a utilização do computador como um programa voltado para
a aprendizagem dos educandos e que eles não sejam apenas mero digitador, mais
ser estimulado para produzir conhecimentos. O professor tem que ser um
orientador desses conhecimentos, uma pessoa capaz de tirar duvidas dos
educandos, ser muito mais além de um professor.
Mathis afirma que o mercado usa o software para ter fins lucrativos, não se
preocupa muito com a aprendizagem dos educandos, mais existem muitos software
que é capaz de despertar a curiosidade dos alunos para o desafio de
aprendizagem, existem software que tem características que pode ser observado
com um ponto vista pedagógico. Ex. Os professores tem que observar se o
software e educativo se são atividades criativas se são capas de fazer com que
o aluno desenvolver o raciocínio logico etc. E os elementos que devem ser
considerados são: interface, motivação, contexto, objetivos, a concepção e o
conteúdo que vai oferecer. A autora cita que a escolha de um software depende e
muito do objetivo pedagógico, de como professor vai avaliar e qual o objetivo
que quer alcançar, a metodologia que ele vai usar. Se houver esses objetivos a
dinâmica pode ser significativa no processo de ensino aprendizagem.
No ponto de vista da autora, nesse mundo em que vivemos precisamos de um
projeto pedagógico nas escolas para utilização dos softwares e esse projeto tem
que ter o papel central voltada para a aprendizagem dos educandos. Segundo
Mathis existem algumas reflexões que deve ser considerada, algumas são, se o
computador entrou na escola para serviço dos educandos, e não apenas para ter
um espaço tecnológico. Se os professores tem uma formação básica na área da
informática. A escola tem que deixar claro a intenção dela para os
profissionais da educação sobre o uso do software (Mathis, 2011, p 15).
A meu ver o software é uma ferramenta muito importante para o uso pedagógico,
mais como profissionais da educação precisamos ter responsabilidade e objetivos
quando formos usara para o processo de ensino e aprendizagem, precisamos
conhecer e avaliar antes o aplicativo para sabermos aonde quer chegar com um
determinado aplicativo, o que quer que os educandos aprendam a desenvolver com
ele, o que vamos avaliar etc., então além de um projeto pedagógico, precisamos
de conhecimento sobre o tema, essa monografia é importante para lermos,
observamos e interpretarmos, todos os discentes que querem seguir a profissão
de educador, dever ler de uma forma critica. Com ela podemos pensar em algo que
jamais teríamos pensado. Como por exemplo; qual o objetivo de um software para
determinado aluno, será que com ele vai desenvolver o raciocínio critico?
Afinal as crianças aprendem brincando, a maneira que ela brincam é a forma que
elas aprendem.
Postado por Luzia Silva Mota
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