sábado, 1 de dezembro de 2012


MATHIS, SÔNIA DA PENHA BARBOSA. ESTUDO DE CASO DO USO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS NA ESCOLA MUNICIPAL EÇA DE QUEIRÓS – LUCAS DO RIO VERDE – MT:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
CUIABÁ – MT; 2011 – MONOGRAFIA.
 CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
FACULDADE ALVORADA
DISCENTE LUZIA SILVA MOTA                             
PROF.ª DRª MÍRIAM VIRGÍNIA RAMOS ROSA
          A monografia estudo de caso do software educacionais na Escola Municipal EÇA de Queirós – Lucas do Rio Verde MT, da autora Mathis, Sônia da Penha Barbosa, aborda a importância do software nas escolas e a importância da adaptação desse programa como um instrumento pedagógico educacional, Sônia afirma que para essas ferramentas serem usadas como uma ferramenta educacional é necessário que exista professores preparados e capacitados para usar esse recurso pedagógico de uma forma positiva, o professor tem que ter em mente que ela vai além de um ferramenta, esse programa tem muitos recursos que pode ser oferecidos por este sistema tecnológico de uma forma significativa. 
          Segundo a autora para gerar um aprendizado em salas de aula necessita de um objetivo, ter um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador como um programa voltado para a aprendizagem dos educandos e que eles não sejam apenas mero digitador, mais ser estimulado para produzir conhecimentos. O professor tem que ser um orientador desses conhecimentos, uma pessoa capaz de tirar duvidas dos educandos, ser muito mais além de um professor. 
          Mathis afirma que o mercado usa o software para ter fins lucrativos, não se preocupa muito com a aprendizagem dos educandos, mais existem muitos software que é capaz de despertar a curiosidade dos alunos para o desafio de aprendizagem, existem software que tem características que pode ser observado com um ponto vista pedagógico. Ex. Os professores tem que observar se o software e educativo se são atividades criativas se são capas de fazer com que o aluno desenvolver o raciocínio logico etc. E os elementos que devem ser considerados são: interface, motivação, contexto, objetivos, a concepção e o conteúdo que vai oferecer. A autora cita que a escolha de um software depende e muito do objetivo pedagógico, de como professor vai avaliar e qual o objetivo que quer alcançar, a metodologia que ele vai usar. Se houver esses objetivos a dinâmica pode ser significativa no processo de ensino aprendizagem. 
          No ponto de vista da autora, nesse mundo em que vivemos precisamos de um projeto pedagógico nas escolas para utilização dos softwares e esse projeto tem que ter o papel central voltada para a aprendizagem dos educandos. Segundo Mathis existem algumas reflexões que deve ser considerada, algumas são, se o computador entrou na escola para serviço dos educandos, e não apenas para ter um espaço tecnológico. Se os professores tem uma formação básica na área da informática. A escola tem que deixar claro a intenção dela para os profissionais da educação sobre o uso do software (Mathis, 2011, p 15).
          A meu ver o software é uma ferramenta muito importante para o uso pedagógico, mais como profissionais da educação precisamos ter responsabilidade e objetivos quando formos usara para o processo de ensino e aprendizagem, precisamos conhecer e avaliar antes o aplicativo para sabermos aonde quer chegar com um determinado aplicativo, o que quer que os educandos aprendam a desenvolver com ele, o que vamos avaliar etc., então além de um projeto pedagógico, precisamos de conhecimento sobre o tema, essa monografia é importante para lermos, observamos e interpretarmos, todos os discentes que querem seguir a profissão de educador, dever ler de uma forma critica. Com ela podemos pensar em algo que jamais teríamos pensado. Como por exemplo; qual o objetivo de um software para determinado aluno, será que com ele vai desenvolver o raciocínio critico? Afinal as crianças aprendem brincando, a maneira que ela brincam é a forma que elas aprendem.  



                                                                                                               Postado por Luzia Silva Mota 

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