Aluna: Luciene
Professora: Miriam
Disciplina: Educação e Tecnologia
ESTUDO DE CASO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS NA ESCOLA MUNICIPAL EÇA DE QUEIRÓS-LUCAS DO RIO VERDE- MT.
Autora: Sônia da Penha Barbosa Marthis,
monografia apresentada ao curso de especialização em informática na educação- curso de pós -graduaçao.
O texto de Sônia da Penha Barbosa Marthis, abordará o uso de software educacional no interior das escolas, e como o professor de informática organiza o trabalho didático com o foco na proposta curricular da instituição e como se constrói a interação dos alunos com os softwares educacionais.
A autora pretende com o texto apresentar quais são os cuidados que o educador precisa saber, antes de aplicar um software educacional e a importância dos recursos tecnológicos como complementos no desenvolvimento da aulas.
Os capítulos encontram- se organizados em:
No capitulo 2, um breve resumo histórico da informática no Brasil, o terceiro capitulo apresenta o conceito e a base pedagógica dos recursos tecnológicos e as disciplinas curriculares. O quarto capitulo aponta o software pedagógico no contexto educacional, o quinto capitulo apresenta a percepção do autor em relação a organização da informática educativa na escola pesquisada.
O ultimo capitulo está marcado pelas as principais conclusões desta pesquisa.
Segundo Sônia, os softwares educacionais podem oferecer aos alunos para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, auxiliando os alunos a ampliarem suas possibilidades de aprendizagem de forma desafiante e motivadora, além de ser usado (o computador) para enriquecer á pratica pedagógica , estando presente em diversos momentos, seja na construção de pesquisas, elaboração de textos, etc.
O software educacional antes de ser aplicado em sala faz-se necessário a teoria pedagógica encontrada e a análise deve ser criteriosa para está em consonância aos objetivos da proposta da escola
Indico essa obra para todos que trabalha no processo educacional e principalmente para aqueles que utilizam o computador para desenvolver suas atividades em sala, com o objetivo a aprendizagem do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário