terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Estudo de caso do uso de softwares educacionais


Faculdade Alvorada

Aluna: Elka Cristina dos Santos

4º semestre /noturno

Professora: Drª Miriam Virgínia

Disciplina: Educação e Tecnologia

RESENHA

A autora Sonha da Penha Barbosa Mathis, no seu curso de Especialização em Informática, no ano de 2011, realiza um estudo de caso sobre o uso dos softwares educacionais em uma escola municipal.

A pesquisa tem o objetivo de saber se a escola está equipada tecnologicamente e se os recursos estão servindo como ferramenta que contribui para o processo ensino aprendizagem, bem como se os alunos sabem utilizar dos softwares educacionais, como se constrói essa interação com as disciplinas curriculares e o tempo reservado na construção do conhecimento.

A autora apresenta em seu estudo um resumo histórico da informática no Brasil; o conceito e a base pedagógica dos recursos tecnológicos e as disciplinas curriculares - o software no contexto educacional; o projeto político pedagógico e o software educacional; percepção do trabalho pedagógico.

Para a autora, a inserção da informática na escola traz muitos benefícios favoráveis ao aprendizado dos alunos.  Mas que requer também muitos cuidados ao planejar uma aula usando dos meios tecnológicos, se realmente o conteúdo é educativo. Nesse sentido ela ressalta que há uma preocupação com a qualidade do material e a forma de utilizar esses produtos em função de sua contribuição no processo de ensino – aprendizagem.

O estudo destaca a proposta pedagógica da informática educativa, que deve conter os conteúdos organizados, metodologias e avaliação da disciplina de informática na escola. Os recursos eletrônicos fortalecem a qualidade do ensino e aprendizagem quando estes são utilizados de forma adequada por meio da investigação e exploração para aquisição de conceitos.

A presença da tecnologia nos espaços escolares veio contribuir na construção intelectual da criança de forma diferenciada e prazerosa. O computador é uma ferramenta que enriquece a prática pedagógica. A autora afirma que, o objetivo do computador na escola, é a utilização das diversas tecnologias associadas às novas práticas educacionais, concentrando-se em uma educação de qualidade, visando a construção do conhecimento pelo aluno, tendo como meta o seu desenvolvimento pleno como sujeito histórico e social.

Com todos os avanços tecnológicos, a escola não pode ignorar essa realidade e exercer uma prática pedagógica isolada. A tecnologia faz parte da educação e se tornou um poderoso meio de construção do conhecimento. O que merece ser refletido sempre, é que o professor terá o seu papel de mediação, ainda que a informática apresente cada vez mais novidades. O professor não pode deixar sua principal função que é de mediar, provocar e estimular o aluno a buscar o conhecimento e desenvolver suas potencialidades.

 Postado por Elka Cristina dos Santos

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